Pedro Almendra
PEDRO ALMENDRA, nasceu em 1976. Bacharel em Teatro pela ESMAE, é actor profissional desde 1998. Participou em espectáculos de criadores como Afonso Fonseca, Emília Silvestre, Ricardo Pais, Nuno M. Cardoso, Nuno Cardoso, Nuno Carinhas, Júnior Sampaio, João Paulo Costa, Lautaro Vilo, Sanja Mitrovic, Luísa Pinto, entre outros. Em 2003 inicia a sua colaboração com o Teatro Nacional São João. Aqui participou em: Castro, Um Hamlet a mais, Rua! Cenas de Música para Teatro, Sondai-me – Sondheim, Figurantes, Ubu’s, D. João, O Saque, Turismo Infinito, O Mercador de Veneza, Sombras e Almada nada (dir. Ricardo Pais), Teatro Escasso (dir. António Durães), Outlet (dir. João Henriques), Café (dir. Nuno M. Cardoso), Platónov (dir. Nuno Cardoso), Beiras, Tambores na Noite, Breve Sumário da História de Deus, Antígona e Os últimos dias da humanidade (dir. Nuno Carinhas).
Assinou as encenações de “Oresteia – (isto não é uma tragédia)” a partir de Sófocles, “Amor aos pedaços” de Ana Luísa Amaral, “(Des)humanidade”, “Amor de anjo” e “Um dia para dizer adeus” de Marta Freitas e a banda sonora original de “A despedida” de Marta Freitas.
Tem vindo a leccionar seminários de interpretação e voz, assim como tem participado como formador em várias actividades relacionadas com a expressão dramática e direcção de actores. Foi docente de Voz no Curso Profissional de Teatro no Balleteatro – Escola Profissional, no Porto. É co-fundador da Associação Cultural – Mundo Razoável.
Em cinema, participou em Acordar (de Tiago Guedes e Frederico Serra), A Bela e o Paparazzo (de António-Pedro Vasconcelos), Mesa Ferida (de Marcos Barbosa), Cine-Sapiens (de Edgar Pêra) Fortunato: D’aqui até São Torcato (de João Rodrigues) Sobre el Cielo (de Jorge Quintela), Snu e Bem Bom (de Patrícia Sequeira)
Ainda como actor, fez parte do grupo de actores que interpreta guiões para o Curso de Medicina da Universidade do Porto, no Hosp. São João, como parte curricular de treino de competências em consulta.
Na televisão, tem vindo a participar pontualmente em telenovelas e em séries. Desde 2001 faz dobragens de séries, filmes de animação e documentários, assim como spots de rádio e televisão. Tem colaborado com a Porto Editora na direção artística de cd’s de apoio a manuais escolares.