Bruno Gascon

Bruno Gascon

Bruno Gascon é um realizador e argumentista português.

Depois de ter vivido e estudado realização na SAE Amsterdão, para onde se mudou devido a uma tragédia familiar que o fez canalizar as suas emoções para a escrita e para cinema, Gascon regressou a Portugal onde começou por trabalhar como realizador de documentários focados em temáticas culturais e sociais para canais tão diversos com, SIC, Económico TV, entre outros.

Em 2014, após o seu regresso, escreveu e realizou a curta metragem "Boy" que ganhou vários prémios nacionais e internacionais, incluindo o Rising Star Award no Canadá International Film Festival em 2015. Nesse mesmo ano, “Vazio”, outra curta metragem escrita e realizada por Bruno Gascon, foi apresentada na secção Short Film Corner do Festival de Cannes, tendo depois disso viajado para outros festivais em diferentes partes do mundo.
Em 2018, escreveu e realizou “Carga”, a sua primeira longa metragem que esteve no top 5 dos filmes portugueses mais vistos de 2018. Com bons resultados de box office em Portugal, boas críticas e vendas para mais de 30 países, o filme foi ainda premiado em vários festivais de cinema internacionais, tendo sido também apresentado em festivais de cinema portugueses e nomeado aos Prémios Sophia. No final de 2019, Bruno Gascon escreveu e realizou “Sombra”, uma história poderosa sobre maternidade, amor, coragem e esperança. O projecto foi destacado pela Variety durante o Festival de Locarno 2019, quando a sua produtora participou na secção Match Me! O filme teve distribuição em Portugal da NOS AUDIOVISUAIS e os direitos de vendas internacionais estão com o sales agent Wide que à data já vendeu o filme para mercados tão diversos como: EUA, América Latina, China, Índia e Coreia do Sul.
O filme estreou com sucesso no Festival Internacional de Cinema de Barcelona-Sant Jordi onde ganhou dois prémios: Prémio da Crítica e Prémio Film-História e foi também seleccionado para o Shanghai International Film Festival,Shanghai International Film Festival, Ischia Film Festival, Mastercard Off Camera, Réflects du Cinéma Ibérique & Latino Américain, Raindance Film Festival (onde Bruno Gascon esteve nomeado ao Prémio de Melhor Realizador e a actriz Ana Moreira ao Prémio de Melhor Performance), entre outros. Sombra venceu ainda dois prémios Sophia e foi nomeado a um Globo de Ouro tendo estreado em Portugal com bons resultados.
Bruno Gascon estreou a sua terceira longa metragem “Pátria” em 2023, tendo já asseguradas vendas internacionais para o mesmo e garantida a estreia em festivais internacionais, tendo sido vencedor de um festival na Moldávia. O argumentista e realizador encontra-se neste momento a escrever em co-produção com Itália o filme “Longe” que beneficiou do apoio do Fundo Luso-Italiano e do apoio Automático do ICA, uma história sobre o Forgotten baby syndrome e a forma como o luto e a culpa podem distanciar um casal.
Em termos audiovisuais, Bruno Gascon encontra-se neste momento a desenvolver vários projectos tendo já realizado a série de 4 episódios “Sombra - Uma mãe sabe” para a RTP, terminou também recentemente a série “Irreversível” para a RTP, Irreversível foi uma das 10 séries selecionadas a nível mundial para a prestigiada competição MIPDrama numa secção que destaca as 10 mais aguardadas produções de ficção dramática do ano sendo candidata ao prémio Coup de Coeur, o MIPDrama decorre durante a MIPTV um dos mais prestigiados eventos da área audiovisual. Trata-se da única série portuguesa seleccionada., tem também em mãos a escrita e desenvolvimento da série “O último Lobo”, que, além de ter sido seleccionada para o ONseries, venceu o prémio principal do Conecta Fiction, assim como o Prémio Accord, o projecto conta com co-produção da SPi e da Caracol. Bruno Gascon encontra-se também associado como realizador ao projecto “O Último Lobo” (SPi e Caracol).
Em 2024 Bruno Gascon foi seleccionado para o top 100 da prestigiada Drama Quarterly, lado a lado com nomes como Christian Schwochow (The Crown, Munich: The Edge of War), Baltasar Kormákur (Everest, Adrift, The Deep), Bille August (Pelle the Conqueror, The House of the Spirits, Les Misérables, Night Train to Lisbon, A Fortunate Man, The Adventures of Young Indiana Jones) e Lena Dunham (Girls,Treasure, Genera+ion). Este top destaca os programas imperdíveis e os actores, realizadores e guionistas que os tornam especiais, bem como algumas das tendências que vale a pena acompanhar.

Trabalhos Recentes

  • 2017
  • 2017
  • 2016
  • 2016
  • 2017
  • 2017
  • 2016
  • 2016