Carlos D’Almeida Ribeiro
Carlos d’ Almeida Ribeiro, fundador do Teatro Independente de Oeiras, é actor desde 1984 e encenador residente da Companhia há 22 anos. Com formação administrada pela Gulbenkian e vários cursos promovidos por diversas entidades ligadas às artes. Passagem pelo cinema na década de 90 com trabalhos realizados por Manuel Mozos, algumas participações em trabalhos televisivos onde se destaca o co-protagonismo nas 3 series de Camilo – O Presidente com transmissão na SIC. No teatro assinou 31 encenações e 28 interpretações. Dirigiu Daniela Ruah, Igor Sampaio, Rita Ribeiro, Liliana Santos entre outros brilhantes e fenomenais actores como os residentes do T.I.O..
Trabalhou autores como Moita Flores, Rui Veloso, Emanuel, Sérgio Godinho, Lourenço Henriques, Filipe d’ Aviz, Marco Medeiros, Luis Viegas, Pedro d’ Almeida Ribeiro, Eça de Queiroz, José Régio, Dário Fo, Jean Poirret, Moliere, Georges Feydeau, entre outros.
Em 1999 recebe o prémio de melhor actor do festival de teatro SMUP.
A Junta de Freguesia de Oeiras distingue Carlos d’ Almeida Ribeiro como personalidade de relevo, prémio atribuído em 2006 e a CMO em 2008 agracia-o com a medalha de mérito municipal grau prata.
Do seu palmarés destacam-se vários espectáculos reconhecidos pela crítica como de prestígio e ainda os mais de 5.100 espectáculos e mais de um milhão e trezentos mil espectadores.