Cláudio de Castro
Cláudio de Castro.
Nacionalidade Portuguesa, mas com raízes no Brasil e no Minho.
Frequentou o Curso de Artes do Espetáculo e Interpretação no Liceu Dom Pedro V, com direção da Atriz Estrela Novais.
Estreia-se profissionalmente aos dezasseis anos, (2016), na companhia de teatro - A Barraca, em Santos, Lisboa.
Em quatro anos na companhia destacam-se trabalhos com encenações de Maria do Céu Guerra e Rita Lello.
Em 2020 frequenta a licenciatura no Ramo de Actores na estou Escola Superior de Teatro e Cinema. Da licenciatura, destaca os exercícios que integrou, com direção de Álvaro Correia, Maria Duarte, Carlos J. Pessoa e Jean Paul Bucchieri.
Ainda em 2020 integra, como Actor estagiário, a companhia do Teatro Nacional Dona Maria II.
Já no Teatro Nacional Dona Maria II estreia-se no espetáculo “Última Hora” de Rui Cardoso Martins, numa coprodução do Teatro Nacional Dona Maria II com o Teatro Experimental do Porto e encenação de Gonçalo Amorim. (2020)
Seguindo-se ainda na Sala Estúdio do Teatro Nacional Dona Maria II, com encenação de Ana Borralho e João Galante, o espectáculo “Tempo para Refletir” .
Em 2021 integra o elenco da peça “ Mulheres em Lisboa “ com encenação de Maria Duarte, no Auditório Principal da Culturgest em comemoração do centenário de Agustina Bessa-Luís .
Em 2022 leva ao Pequeno Auditório do CCB e ao Teatro Carlos Alberto no Porto, “Sem Medo” , um espetáculo com encenação de Teresa Coutinho.
Destaca também as duas participações no “Clube dos Poetas Vivos” com direção de Teresa Coutinho, numa parceria alternada entre o Teatro Nacional Dona Maria II e a Casa Fernando Pessoa. (2020/2021)
Em 2023, estreia “ Depois das Zebras” a nova criação de Pedro Gil para a companhia Razões Pessoais que se encontra atualmente em digressão.
Em televisão destacam-se as suas participações em “ Morangos com Açúcar – Reboot “ numa co-produção entre a Prime Vídeo e a TVI .
Também a sua participação no filme “ Abandonados “ de Francisco Manso que originou consequentemente a série homónima transmitida em 2022, na RTP1.
No seu percurso também pequenas participações em televisão, para a Plural Entertainment e a SP Televisão.