Teresa Macedo

Teresa Macedo

Teresa Macedo nasceu em Lisboa e cedo desenvolveu uma carreira profissional como actriz, passando pelo teatro e pela televisão. Começou por integrar o grupo de teatro para a infância: “Teatro Babá”, passando também pela Companhia Teatral do Chiado. Posteriormente, estreou-se em televisão na novela “Senhora das Águas” e manteve um percurso televisivo constante, passando pelo elenco principal de várias produções entre as quais se destacam: “Floribella”, “Fascínios”, “Flor do Mar” e “Mar de Paixão”.


A par e passo com a televisão, integrou um dos musicais para infância mais emblemático de sempre: “Fungagá da Bicharada” de José Barata Moura, com encenação de Cláudio Hochman, no Teatro da Trindade.

A formação foi também uma constante, tendo frequentado vários workshops de teatro (com Cláudio Hochman, Jonh Mowat, Sérgio Penna, Márcia Haufrecht, Daniel Pinto, Lenard Petit, John Frey, Tom Ianesic, José Peixoto, João Mota).

Iniciou a aprendizagem de técnica vocal (com Fernando Santos e Isabel Campelo) e em 2003, enquanto acabava o curso em Publicidade & Marketing, decidiu ir estudar música oficialmente, no Conservatório Nacional de Música de Lisboa com Manuela de Sá (canto clássico).

Mais tarde, preferiu aprofundar os seus conhecimentos musicais, na Escola Superior de Música de Lisboa, onde teve aulas com Maria João (voz-jazz) e Pedro Moreira, entre outros, conseguindo reunir esse conhecimento com o teatro, frequentando aulas de Mestrado de Teatro- Música, na Escola Superior de Teatro.

Participou na 5ª e na 6ª Festa do Jazz no Teatro São Luiz, tendo ganho dois prémios de reconhecimento na categoria de voz.

Assim, tem vindo a aliar harmoniosamente, o teatro com a música/trabalho vocal, participando em espectáculos de teatro, musicais, televisão e dobragens/locuções . Em 2011, participou como cantora no disco “Canções de Embalar de Dia” , num dueto com Rui Veloso, editado pela Companhia Nacional de Música.

Em 2014, ficou em 2º lugar nos 8ºs Encontros de Fado de Almada. Tem actualmente projectos musicais de jazz/blues/bossa-nova, estando a finalizar um disco numa vertente mais erudita com o Quarteto de Guitarras de Lisboa.

Trabalhos Recentes

  • 2018 “Horizontes” de Rui Caetano
  • 2018 “Valor da Vida” – Telenovela
  • 2017 “Amor Maior” – Telenovela
  • 2016 “Aqui Tão Longe” – Série
  • 15-16 “Os Nossos Dias” – Série
  • 2015 “bem-Vindos a Beirais” – Série 
  • 2015 “Poderosas” – Telenovela
  • 13-14 “Sol de Inverno” – Telenovela

Cor de Lisboa - Quarteto de Guitarras de Lisboa & Teresa Macedo