Sara Barros Leitão

Sara Barros Leitão

Sara Barros Leitão, nasceu no Porto em 1990 e formou-­se em Interpretação pela Academia Contemporânea do Espectáculo. Ao longo do seu percurso, teve como professores António Capelo, João Paulo Costa, Maria do Céu Ribeiro, Nuno Pino Custódio, Luís Madureira, Natália Luiza, Sandra Mladenovic, Kuniaki Ida.

Trabalha regularmente em Televisão, e o seu trabalho na mini­série “Mulheres de Abril” valeu-­lhe, em 2014, a nomeação para Melhor Actriz Secundária nos Prémios Áquila e Prémios Fantastic Televisão.

Em Cinema destacam­-se as longas-­metragens "Aristides Sousa Mendes ­ O Cônsul de Bordéus" e "Pecado Fatal”, filme com o qual foi nomeada, em 2014, para Melhor Actriz de Cinema nos Prémios Cin-Euphoria, e, em 2015, para Melhor Actriz Principal nos Prémios Sophia e Globos de Ouro. Mas foi no Brasil que, com este filme, ganhou o prémio de Melhor Actriz no Festival de Cinema Independente de São Paulo. Participou em dezenas de curtas-metragens nos últimos anos, das quais se destaca o filme "SARA", com o qual ganhou o Prémio de Melhor Actriz no Festival CLAP 2012.

É uma voz assídua nas locuções publicitárias para rádio e dobragens de desenhos animados, mas é em Teatro que se sente completamente feliz.

Estreia­-se na tragédia "Romeu e Julieta" produzida pelo Teatro do Bolhão. Trabalhou com encenadores como Victor Hugo Pontes, Natália Luiza, Joana Craveiro, João Reis, Miguel Seabra, Nuno M. Cardoso, Nuno Carinhas, Gonçalo Amorim, etc, e passou por companhias e estruturas como Teatro do Bolhão, Teatro Meridional, Teatro do Vestido, Teatro Nacional São João, Teatro Experimental do Porto, etc.

Apesar de acreditar que o Teatro não são só palavras, a literatura assume um papel fundamental na sua vida. Neste momento, desdobra-­se entre o trabalho como actriz, a direcção artística da Carruagem e a licenciatura em Estudos Clássicos na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Prémios

2020 Vence o Prémio Revelação Ageas Teatro D. Maria II

2017 Vence o Prémio de Melhor Actriz no Evento Shortcutz Figueiró dos Vinhos. 

2015 ­ Vence o Prémio de Melhor Actriz no Festival de Cinema Independente de São Paulo. 

2012 ­ Vence o Prémio de Melhor Actriz no Festival CLAP, de Curtas-­Metragens.

Trabalhos Recentes

  • 2024 “O Melhor dos Mundos” – Longa-metragem
  • 2023 “Contado por Mulheres – O Pio dos Mochos” – Telefilme
  • 2022 “Causa Própria” – Série
  • 2022 “Das Duas Uma” – Curta-metragem
  • 2019 “Na Corda Bamba” – Telenovela
  • 2018 “Teoria das Três Idades” – Teatro
  • 2018 “Descobrindo a Variável Perfeita” – Curta-metragem
  • 2018 “Três Mulheres” – Série

Sara Barros Leitão The Letter Acting Short

Showreel

Curta-Metragem "MARTA"